Nosso Conteúdo nos posiciona entre as melhores escolas de LSS do Brasil e nossa abordagem traz a experiência e vivência de consultorias, o que nos qualifica levar ao nosso aluno o que há de melhor ao usar cada ferramenta, destancando sempre o seu diferencial potencial como líder e não apenas um profissional que sabe só de ferramentas.
Veja quantos tópicos abordamos:
Fase 0 INTRODUÇÃO AO LEAN SIX SIGMA:
Objetivo: Entender o que é o Lean e o Seis Sigma e as etapas do método DMAIC para executar um bom projeto.
- Introdução ao Lean Six Sigma e significado Estatístico do Nível Sigma (σ )
- Papel do Profissional Belt e Road Map para Execução um Projeto
- Diferentes métodos e sua integração: DMAIC vs PDCA, DMAIC vs DFSS vs PMI, DMAIC vs PMBOK®
Fase 1 DEFINIÇÃO
Objetivo: Definir um projeto LSS relacionado a uma métrica ou KPI (indicador chave) da Organização e estabelecer ganhos e benefícios, inclusive financeiros e ganhar a provação da Organização para a execução do projeto.
Ferramentas:
- Fontes de Projetos Lean Six Sigma e Características de um bom Projeto LSS
- VOC (Voice of Customer), VOB (Voice of Business), CTP (Critical to Process) e CTQs (Critical To Quality)
- Definição dos KPI (Key Performance Indicator) e de Meta
- Benefícios Financeiros do LSS
- Matrizes Dentro/Fora / Armi / É/Não é
- Entregas da fase Definir, Definição de escopo, Meta, Cronograma , Contrato de Projeto e Formação de Equipes
Fase 2 MEDIÇÃO
Objetivo: Identificar a(s) saída(s) do Processo (Y’s) e as fontes de variação ( X’s ); Validar o Sistema de Medição ( MSA ) e Calcular a Capacidade do processo ( σ ) e DPMO (falha por milhão).
Ferramentas Qualitativas:
- VSM – Value Stream Map (Mapa da Cadeia de Valor), Takt time e Lead Time, Atividades que Agregam Valor/ Não Agregam Valor/ Requisitos de Processos
O Conceito “Lean Office”
- SIPOC (Suppliers –Inputs –Process-Outputs-Customers) e Mapeamento de Processos
- Mapeamento de Causas Potenciais: Diagrama de Ishikawa, Matriz CE – Causa x Efeito, Matriz EI –
Esforço x Impacto, Matriz É / não É
Ferramentas Quantitativas:
Estatística Básica
- População e amostra
- Dados Discretos e Contínuos
- Medidas de posição e de dispersão
- Intervalo de confiança
- Coleta de Dados
- Tipos de Amostragem
- Plano de Coleta de Dados
- Tamanho da Amostra Dados Contínuos e Discretos; População Infinita e População Finita
MSA – Análise de Sistema de Medição
Gráficos Básicos
- Gráfico de Tendência, Gráfico de Pareto, Box Plot, Diagrama de Dispersão
- Histograma, Probabilidades, Teste de Normalidade, Distribuição Normal
Rendimento e capacidades de processo:
- Capabilidade e Nível Sigma: Nível Sigma para dados contínuos, dados discretos e dados não normais: Nível Sigma; DPMO; Cp; Cpk ; Pp; Ppk
- FY (Final Yield) – Rendimento final
- FTT (First Time Through) – Rendimento de Primeira Vez
- OEE (Overall Equipment Efficiency) – Eficiência Global do Equipamento
Fase 3 ANALISE
Objetivo: Encontrar os poucos X’s (causas) Vitais que afetam significativamente a variação do processo e que deverão ser atacados para reduzir a probabilidade do processo gerar defeitos.
Ferramentas:
Mapa da Análise Estatística (MAE)
- Gráficos Box Plot
- Teste de Hipótese (comparação de médias, medianas e variação utilizando: ANOVA, 1-Sample-T, 2-Sample-T, F-Test, BARTLETT Test)
- Chi-Quadrado
- Correlação e Regressão Linear
- FMEA – Análise de Modo e Efeito de Falha (Failure Mode and Effects Analysis)
- FTA – Análise da Árvore de Falhas (Fault Tree Analysis)/ 5 Por Quê
Fase 4 MELHORIA
Objetivo: Identificar e implementar ações de melhoria sobre as causas e sobre o processo e Validar os benefícios para a organização.
Ferramentas:
- Plano de ação 5W2H
- 5S, Kaizen (Eventos de Melhoria Contínua), SMED – Single Minute Exchange of Die (Set Up Rápido), TPM – Foco no Pilar Manutenção Autônoma
- Kanban, Fluxos Racionalizados, Recurso Bloqueio (Gargalo) e Células de Operação
- Flexibilidade de Mão de Obra e Matriz de Competências/Capacitação
- DOE – Introdução ao Planejamento de Experimentos
Fase 5 CONTROLE
Objetivo: Estabelecer os Controles para manter as melhorias feitas no processo.
Ferramentas:
- Plano de Controle
- CEP Controle Estatístico do Processo
- Gerenciamento Visual (visual Aid) – Jidoka – PokaYoke
- Padronização e OJT – On-the-job-training