Introdução: Ciclo da Gestão e Melhoria Contínua; Relações entre valores e tendências, qualidade, causas comuns e especiais, ciclo PDCA da Rotina e da Melhoria; fontes para identificação de problemas e oportunidades de melhoria e alinhamento com método PDCA e DMAIC Lean Seis Sigma.
Etapas: DEFINIÇÃO, MEDIÇÃO E ANÁLISE
Fase 1: Identificação do Problema – Definição operacional do problema e situação atual e situação desejada com uso de gráfico sequencial e de tendência. Definição da Equipe de solução do problema e do indicador.
Fase 2: Observação do Fenômeno – Como usar as ferramentas para medição do histórico do problema como a coleta de dados e o Gráfico sequencial / tendência do indicador, Histograma, estratificação e priorização (Pareto), e identificação dos principais pontos da causa do problema com Mapa do Processo SIPOC e Matrizes CE- Causa e Efeito e EI – Esforço Impacto.
Introdução à Medidas de Posição e Dispersão.
Fase 3: Análise de causas problema – Ferramentas para análise das causas raiz “Brainstorming”, Diagrama Espinha de Peixe, Gráfico de Dispersão e Correlação e 5 Por Quês / FTA.
Etapas: MELHORIA E CONTROLE
Fase 4: Planejamento da Ação – Como fazer um bom Plano de Ação associado às Causas Raiz do problema usando os conceitos do 5W1H.
Fase 5: Implantação da Ação – Importância do acompanhamento da implantação da ação atendendo os prazos definidos na etapa planejamento.
Fase 6: Verificação – Importância do acompanhamento da eficácia da ação por meio de gráfico sequencial (antes x depois), e a necessidade de rever as etapas 3 e 4. Gráfico de Controle.
Fase 7: Padronização – Conceitos de gerenciamento visual e métodos a prova de erros e padronização e treinamento operacional.
Fase 8: Conclusão – Abordagem das Lições Aprendidas e saber como mostrar o retorno do projeto de melhoria.
* Serão disponibilizados Templates do relatório A3 e das principais ferramentas de melhoria para você já sair aplicando na pratica as melhorias.