Polo - Soluções Gerenciais

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MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
Líder Resolvedor de Problemas

O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) com o A3 (relatório de Análise de Problema baseado no Modelo Toyota) e Global 8D (oito dimensões do PDCA) são metodologias que têm como objetivo a resolução de problemas ou oportunidades de melhoria através do trabalho em equipe com uso de ferramentas de análise e solução.

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VEM COM A LÍDER

Veja a seguir o Conteúdo deste curso, é uma formação de líder resolvedor de problemas no seu currículo!

 

EXPERTISE E CREDIBILIDADE POLO

Sua certificação reconhecida no mercado!

Quem Deveria fazer

Profissionais de áreas administrativas e áreas técnicas e de operação, como qualidade, segurança, meio ambiente produção, manutenção, logística e vendas que precisam buscar atingir metas e resolver problemas no seu dia a dia.

Este curso é para você!

Objetivo

O Principal objetivo desse treinamento é formar pessoas capazes de resolver problemas no dia a dia transformando líderes facilitadores na aplicação de um método eficaz para identificar, analisar e eliminar causas de problemas.

  • O participante irá entender a necessidade da utilização da metodologia, o que lhe possibilitará compreender as vantagens de gerenciar e atuar em problemas de causas comuns e especiais, o que tornará uma mudança de raciocínio lógico na sua performance de solucionar problemas no dia a dia.
  • O participante conhecerá e aprenderá a utilizar de forma sequenciada dentro da metodologia as diversas ferramentas de análise de problemas.
  • O participante passará a ter uma abordagem e liderança mais proativa para o gerenciamento e a solução dos problemas, tenderá a assumir mais responsabilidade pelos resultados de indicadores da qualidade, prazos, redução de custos e desperdícios.

 

Carga Horária: 20 h/aula

Local: Plataforma Zoom – Curso On-line Ao Vivo

Certificado: O Aluno que tiver participação integral de 75% das aulas, recebe o certificado de participação.  É recomendável que o aluno realize um projeto de melhoria adotando o modelo A3.

Instrutores

Isadora Farias

Master Black Belt, Instrutora Lean Six Sigma

Competências :

  • Engenheira de Produção Mecânica – UFC
  • MBA gestão de processos – FBuni
  • Master Balck Belt – Polo Soluções/ Excelência Integrada.

Experiências:

  • Tutora Polo Soluções desde 2016, ministrando turmas de Green, Yellow e White Belt, tendo ministrado treinamentos nas empresas Brittivic Ebba e Danone e em diversas turmas abertas.
  • Experiência em orientação de projetos de melhoria Lean Six Sigma.
  • Mais de 12 anos vivência gestão e em melhoria de processos
  • Gestora de excelência operacional.
  • Mais de 7 anos na área de six sigma, experiência em condução de projetos Lean Six Sigma para melhorias de processos e produtos.
  • Experiência na Ford Motor Company, Guararapes Confecções, Grendene Calçados e Tintas Hidracor.
  • Isadora Farias

    Master Black Belt, Instrutora Lean Six Sigma
Conteúdo programático deste curso

Introdução: Ciclo da Gestão e Melhoria Contínua; Relações entre valores e tendências, qualidade, causas comuns e especiais, ciclo PDCA da Rotina e da Melhoria; fontes para identificação de problemas e oportunidades de melhoria e alinhamento com método PDCA e DMAIC Lean Seis Sigma.

Etapas: DEFINIÇÃO, MEDIÇÃO E ANÁLISE

Fase 1: Identificação do Problema – Definição operacional do problema e situação atual e situação desejada com uso de gráfico sequencial e de tendência. Definição da Equipe de solução do problema e do indicador.

Fase 2: Observação do Fenômeno – Como usar as ferramentas para medição do histórico do problema como a coleta de dados e o Gráfico sequencial / tendência do indicador, Histograma, estratificação e priorização (Pareto), e identificação dos principais pontos da causa do problema com Mapa do Processo SIPOC e Matrizes CE- Causa e Efeito e EI – Esforço Impacto.
Introdução à Medidas de Posição e Dispersão.

Fase 3: Análise de causas problema – Ferramentas para análise das causas raiz “Brainstorming”, Diagrama Espinha de Peixe, Gráfico de Dispersão e Correlação e 5 Por Quês / FTA.

Etapas: MELHORIA E CONTROLE

Fase 4: Planejamento da Ação – Como fazer um bom Plano de Ação associado às Causas Raiz do problema usando os conceitos do 5W1H.

Fase 5: Implantação da Ação – Importância do acompanhamento da implantação da ação atendendo os prazos definidos na etapa planejamento.

Fase 6: Verificação – Importância do acompanhamento da eficácia da ação por meio de gráfico sequencial (antes x depois), e a necessidade de rever as etapas 3 e 4. Gráfico de Controle.

Fase 7: Padronização – Conceitos de gerenciamento visual e métodos a prova de erros e padronização e treinamento operacional.

Fase 8: Conclusão – Abordagem das Lições Aprendidas e saber como mostrar o retorno do projeto de melhoria.

* Serão disponibilizados Templates do relatório A3 e das principais ferramentas de melhoria para você já sair aplicando na pratica as melhorias.

Vem com a líder!
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