Profissionais de áreas administrativas e áreas técnicas e de operação, como qualidade, segurança, meio ambiente produção, manutenção, logística e vendas.
Este curso é para você!
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) com o A3 (relatório de Análise de Problema baseado no Modelo Toyota) e Global 8D (oito dimensões do PDCA) são metodologias que têm como objetivo a resolução de problemas ou oportunidades de melhoria através do trabalho em equipe com uso de ferramentas de análise e solução.
Profissionais de áreas administrativas e áreas técnicas e de operação, como qualidade, segurança, meio ambiente produção, manutenção, logística e vendas.
Este curso é para você!
O Principal objetivo desse treinamento é formar pessoas capazes de resolver problemas no dia a dia transformando líderes facilitadores na aplicação de um método eficaz para identificar, analisar e eliminar causas de problemas.
Carga Horária: 16 h/aula
Local: Plataforma Zoom – Curso On-line Ao Vivo
Certificado: O Aluno que tiver participação integral de 75% das aulas, recebe o certificado de participação. É recomendável que o aluno realize um projeto de melhoria adotando o modelo A3.
Master Black Belt, Instrutor Lean Six Sigma
# Instrutor / Facilitador – Treinamentos de Excelência Operacional
# Consultor / Especialista na implementação de Programas de Excelência Empresarial / Operacional
# Lean Six Sigma Master Black Belt
Competências :
Experiences (Examples):
Introdução: serão explicadas as relações entre valores e tendências, qualidade, causas comuns e especiais, ciclo PDCA e as fontes para identificação de problemas e oportunidades de melhoria.
Fase 1: Identificação do Problema – Serão abordados a definição operacional do problema e situação atual e situação desejada com uso de gráfico sequencial e de tendência. Definição da Equipe de solução do problema e do indicador.
Fase 2: Observação do Fenômeno – Serão explicados como usar as ferramentas para medição do histórico do problema como a coleta de dados e o Gráfico sequencial / tendência do indicador, Histograma, estratificação e priorização (Pareto), e identificação dos principais pontos da causa do problema com Mapa do Processo e Matrizes CE- Causa e Efeito e EI – Esforço Impacto.
Fase 3: Análise de causas problema – Serão abordadas as ferramentas para análise das causas raiz tais como “Brainstorming e Brainwriting”, Diagrama Espinha de Peixe, Gráfico de Dispersão e Correlação e 5 Por Quês.
Fase 4: Planejamento da Ação – Como fazer um bom Plano de Ação associado às Causas Raiz do problema usando os conceitos do 5W1H.
Fase 5: Implantação da Ação – Será mostrado a importância do acompanhamento da implantação da ação atendendo os prazos definidos na etapa planejamento.
Fase 6: Verificação – Será mostrada a importância do acompanhamento da eficácia da ação por meio de gráfico sequencial (antes x depois), e a necessidade de rever as etapas 3 e 4.
Fase 7: Padronização – Serão abordados os conceitos de gerenciamento visual e métodos a prova de erros e padronização e treinamento operacional.
Fase 8: Conclusão – Abordagem das Lições Aprendidas e saber como mostrar o retorno do projeto de melhoria.
* Serão disponibilizados Templates do relatório A3 e das principais ferramentas de melhoria para você já sair aplicando na pratica as melhorias.