Polo - Soluções Gerenciais

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MASP – Método de Análise e Solução de Problemas A3 8D
Líder Resolvedor de Problemas

O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) com o A3 (relatório de Análise de Problema baseado no Modelo Toyota) e Global 8D (oito dimensões do PDCA) são metodologias que têm como objetivo a resolução de problemas ou oportunidades de melhoria através do trabalho em equipe com uso de ferramentas de análise e solução.

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VEM COM A LÍDER
Quem deve fazer

Profissionais de áreas administrativas e áreas técnicas e de operação, como qualidade, segurança, meio ambiente produção, manutenção, logística e vendas.

Este curso é para você!

 

Objetivo

O Principal objetivo desse treinamento é formar pessoas capazes de resolver problemas no dia a dia transformando líderes facilitadores na aplicação de um método eficaz para identificar, analisar e eliminar causas de problemas.

  • O participante irá entender a necessidade da utilização da metodologia, o que lhe possibilitará compreender as vantagens de gerenciar e atuar em problemas de causas comuns e especiais, o que tornará uma mudança de raciocínio lógico na sua performance de solucionar problemas no dia a dia.
  • O participante conhecerá e aprenderá a utilizar de forma sequenciada dentro da metodologia as diversas ferramentas de análise de problemas.
  • O participante passará a ter uma abordagem e liderança mais proativa para o gerenciamento e a solução dos problemas, tenderá a assumir mais responsabilidade pelos resultados de indicadores da qualidade, prazos, redução de custos e desperdícios.

 

Carga Horária: 16 h/aula

Local: Plataforma Zoom – Curso On-line Ao Vivo

Certificado: O Aluno que tiver participação integral de 75% das aulas, recebe o certificado de participação.  É recomendável que o aluno realize um projeto de melhoria adotando o modelo A3.

Instrutores

Carlos Rama

Master Black Belt, Instrutor Lean Six Sigma

# Instrutor / Facilitador – Treinamentos de Excelência Operacional

# Consultor / Especialista na  implementação de Programas de Excelência Empresarial / Operacional

# Lean Six Sigma Master Black Belt

Competências :

  • Engenheiro Mecânico – Materiais e Processos ( UNICAMP)
  • Especialização em Qualidade Industrial (UNICAMP)
  • MBA Gestão Empresarial (FGV – Fundação Getúlio Vargas)
  • Certificado Master Black Belt ( General Electric)

Experiences (Examples):

  • Implementação e Gestão de Linha de Produção – BOSCH – (1981 a 1983)
  • Engenharia de Processos e Qualidade – BOSCH – (1983 a 1993)
  • Coordenador de Desenvolvimento de Novos Produtos e Adaptação com DFSS – BOSCH – (1993 a 1997)
  • Instrutor e facilitador de Projetos Lean Six Sigma (desde 1997 )
  • Gestor da Qualidade (Fornecedor a Campo) – GE Dako – (2000 a 2007)
  • Integrante Melhoria Contínua Lean Six Sigma – GE Dako – (1997 a 2007)
  • Principais projetos desenvolvidos :
  • Excelência Empresarial : GE-Dako, Romi, Bunge Sugar&Bioenergy, Votorantim, Braskem, Nestlé, Cerradinho Bio.
  • Carlos Rama

    Master Black Belt, Instrutor Lean Six Sigma
Conteúdo programático deste curso

Introdução: serão explicadas as relações entre valores e tendências, qualidade, causas comuns e especiais, ciclo PDCA e as fontes para identificação de problemas e oportunidades de melhoria.

Fase 1: Identificação do Problema – Serão abordados a definição operacional do problema e situação atual e situação desejada com uso de gráfico sequencial e de tendência. Definição da Equipe de solução do problema e do indicador.

Fase 2: Observação do Fenômeno – Serão explicados como usar as ferramentas para medição do histórico do problema como a coleta de dados e o Gráfico sequencial / tendência do indicador, Histograma, estratificação e priorização (Pareto), e identificação dos principais pontos da causa do problema com Mapa do Processo e Matrizes CE- Causa e Efeito e EI – Esforço Impacto.

Fase 3: Análise de causas problema – Serão abordadas as ferramentas para análise das causas raiz tais como “Brainstorming e Brainwriting”, Diagrama Espinha de Peixe, Gráfico de Dispersão e Correlação e 5 Por Quês.

Fase 4: Planejamento da Ação – Como fazer um bom Plano de Ação associado às Causas Raiz do problema usando os conceitos do 5W1H.

Fase 5: Implantação da Ação – Será mostrado a importância do acompanhamento da implantação da ação atendendo os prazos definidos na etapa planejamento.

Fase 6: Verificação – Será mostrada a importância do acompanhamento da eficácia da ação por meio de gráfico sequencial (antes x depois), e a necessidade de rever as etapas 3 e 4.

Fase 7: Padronização – Serão abordados os conceitos de gerenciamento visual e métodos a prova de erros e padronização e treinamento operacional.

Fase 8: Conclusão – Abordagem das Lições Aprendidas e saber como mostrar o retorno do projeto de melhoria.

* Serão disponibilizados Templates do relatório A3 e das principais ferramentas de melhoria para você já sair aplicando na pratica as melhorias.

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