Polo - Soluções Gerenciais

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Descomplique a Certificação da Qualidade
Descomplique a Certificação da Qualidade

Neste mês, concluímos a preparação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa Transfortech Engenharia de Manutenção, para a certificação internacional baseada na norma ISO 9001:2015.

“A Transfortech Engenharia, localizada em Maracanaú/CE, está no mercado há mais de 18 anos atuando em todas as regiões do Brasil, com serviços de manutenção preventiva e corretiva em subestações de parques eólicos, solares e indústrias, contemplando: transformadores, disjuntores, TC’s, TP’s, SPDA, malhas de aterramento, chaves seccionadoras, para-raios, detecção de falhas em cabos, painéis isolados com gás SF6 e disponibiliza um laboratório para análises físico-química e cromatográfica em óleos isolantes.”

Ao implantar o SGQ, realizamos a auditoria interna para completar o ciclo de check do Sistema de Gestão. Esta fase do projeto foi conduzida pelo Consultor e Auditor Interno Darlan Filho, que compõe a equipe do Lead Auditor Fernando Silva, que atuou como Gerente do Projeto na implantação.

Quando executamos um SGQ, nós da Polo ensinamos ao cliente a entender a norma ISO na prática afim de que as pessoas possam saber como encaixar seus requisitos aos processos da empresa, não o inverso,  em que algumas consultorias optam por fazer, já que para a maioria é mais fácil encaixar a empresa na norma, porém não é eficaz, dessa maneira as pessoas enxergam a norma como um “fardo a ser carregado”, quando deveria ser o contrário, ser usada para facilitar a gestão, como instrumento para atingir resultados aos clientes e acionistas.

Sendo assim, preferimos fazer diferente, encaixar a norma aos processos da empresa, de forma simples, fácil entendimento e aplicação no dia a dia. Evidente que há requisitos que eventualmente a empresa não tem em seus processos, aí sim, é preciso adapta-la ao aplicar tais práticas. Dá mais trabalho a consultoria fazer assim, porém é mais eficaz para o cliente.

Você deve estar se perguntando, como a Polo constrói um SGQ dessa forma?

A resposta é relativamente simples: adotamos a metodologia Top Down para desdobrar a estratégia e Down Up para alinhar à operação a essa estratégia.

Em linhas gerais, começa o entendimento de que empresa opera em um contexto competitivo, então é necessário identificar os macro-processos no nível da cadeia que entrega valor ao cliente e ao acionista para desdobra-los em UGB´s (unidade gerencial básica), que devem ser bem alinhadas a indicadores, correlacionados aos objetivos da política da qualidade, em seguida estabelecer metas, responsabilidades e competências, mapear os riscos (tanto na operação, quanto no âmbito dos negócios), e definir claramente os processos chave ao realizar e padronizar as operações onde for estritamente necessário, sem burocratizar.

O controle operacional advém desse desdobramento, pois deve ser focado em avaliar e controlar os riscos e os processos chave, tais como suprimentos e fornecedores, produção e serviços, requisitos dos clientes, entre outros que podem variar de acordo com a empresa. Esse controle deve ser alinhado com os responsáveis pelos processos, assegurando o compromisso com o objetivo de entregar o que se propõe.

Na parte final, não menos importante, são os processos de avaliação do desempenho, que vão desde as auditorias, verificações de processos e competência das pessoas, ações corretivas nos problemas e preventivas aos riscos até as reuniões de rotina para análise crítica de resultados dos indicadores, em que deve ser feita nos níveis gerenciais e de direção, visando acompanhar, monitorar e prover recursos ou ações para que os resultados do SGQ de fato entregue o que foi definido no planejamento dos objetivos, além de servir de base ao criar um ciclo continuo de melhoria da gestão e resultados.

É essa receita que adotamos: um ingrediente importante é a nossa paixão em ver todas essas práticas sendo realizadas pelas pessoas que conduzem esse processo nas empresas por onde passamos. Já fizemos dessa forma, com muito sucesso, em dezenas de empresas, que hoje são certificadas e mantém o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), isso nos orgulha muito em nos tornarmos uma referência em implantar e avaliar sistemas da qualidade de alto nível aqui no Nordeste, especialmente no Ceará.

Uma certificação internacional ISO assegura que a empresa possui processos aderentes aos requisitos da Norma, que ao ser bem executado, de fato, torna-se um diferencial para a empresa no mercado, então preferimos entregar a implantação da ISO dessa maneira aos nossos clientes, gerando valor ao SGQ.

 

Quer saber mais sobre como atuamos nas consultorias e auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade?

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