Polo - Soluções Gerenciais

Polo - Soluções Gerenciais

Estreia White Belt LSS na TGA
Estreia White Belt LSS na TGA

 

 

Com uma grande satisfação iniciamos essa semana o treinamento de White Belt Lean Six Sigma na empresa TGA Construção e Segurança Viária.

 

Ministrada pelo nosso ilustre CEO da Polo e Master Black Belt, Fernando Silva, estaremos com duas turmas da TGA, com mais de 20 colaboradores que incluem coordenadores, supervisores, analistas, gerentes e membros da equipe, que após o treinamento, já colherão os frutos dos primeiros projetos de melhoria nos próximos meses, avançando o nível a cada etapa conquistada.

 

A TGA Construção e Segurança Viária está a 20 anos no mercado sempre utilizando novas tecnologias, ajudando a construir o desenvolvimento do nosso país e criando novas frentes de trabalho. Disponibilizando  para a sociedade as melhores soluções em engenharia, valorizando o meio ambiente e perpetuando o negócio com rentabilidade. Para isso ela conta com  pessoas qualificadas e agora com o apoio da Polo Soluções, estará ampliando seus conhecimentos para evoluir cada vez mais.

 

Sobre o Lean 6 Sigma:

Em síntese, um Projeto Lean Six Sigma, visa trazer resultados financeiros e econômicos para a empresa, e para assegurar disso, segue um processo estruturado e conduzido por profissionais altamente treinados e qualificados como Belts Certificados, que dominam e já implantaram projeto passando pelas 5 fases do método DMAIC.

Cada letra do DMAIC corresponde a uma etapa do processo, em que o “D”, é a Definição de um problema ou oportunidade alinhada aos resultados da empresa; o “M” – Medição, ou seja, coletar dados sobre o problema (problema é o resultado indesejado ou a lacuna, também chamados de Y`s (saídas de um processo), nesta fase também se usa técnicas e ferramentas para identificar e filtrar as causas potenciais que afetam o resultado, os chamados X´s (meios ou entradas do processo).

Nesta atividade, na maioria dos casos é feita uma análise do sistema de medição, para assegurar que os dados sejam confiáveis, para em seguida, caminhar para a fase “A” – Análise, é a parte em que o Belt faz validação científica das causas vitais, geralmente usando técnicas estatísticas, logo em seguida indo para a fase de Melhoria, ou o “I” que significa, em inglês, Improve, em que são planejadas e implantadas ações para atacar as causas raízes, muito importante a validação da eficácia das ações. Logo em seguida ir para a fase “C”, o Controle em que as técnicas são implantadas para sustentar a melhoria e manter o novo patamar. Ah, e a comemoração do resultado com o lançamento de novos desafios na forma de projetos, num ciclo contínuo de melhoria. Esse é o trabalho de um Líder de resultados!

 

  • Isso tudo parece muito complicado?

Sabemos quando um Belt é bem formado quando ele entende não só das ferramentas (isso é relativamente fácil), mas como colocar em pratica e liderar um time para chegar lá, pois essa é a base na nossa vivência que incutimos aos alunos da Polo, então faz muita diferença na sua formação.

  • Faz sentido para você e sua empresa?

Fale conosco para ajudarmos a levar sua empresa a outro patamar.