Polo - Soluções Gerenciais

Polo - Soluções Gerenciais

Seja Preparado Para Enfrentar Desafios
Seja Preparado Para Enfrentar Desafios

Por:

Fernando Silva, Consultor e Diretor da Polo Soluções

 

“Aprender significa estar preparado para enfrentar desafios.”

Sabe por que as pessoas seguem cometendo erros?

Porque elas não sabem da importância de se preparar para enfrentar os desafios. Aprender significa encontrar soluções, por isso, procure aprender todo dia um pouco, isso vai exigir de você muita disciplina, dedicação e persistência, é o preço a se pagar.

Quando surgem os problemas ou as dificuldades, o que fazemos?

O Jeitinho:

Na maioria das vezes procuramos dar um “jeitinho para resolver os problemas”, isso ás vezes funciona, mas geralmente piora a situação. Outras vezes procrastinamos. Raramente enfrentamos e buscamos solução definitiva, com isso deixamos de aprender e de realizar as coisas.

O tempo vai passando, os problemas continuam ali, aparecem outros e vamos ficando para trás, simples assim.

Prepare-se, procure ser excelente em tudo que fizer, fazer as coisas bem feitas, com esmero, isso é buscar a perfeição.

Uma pessoa organizada, preparada, disciplinada e persistente, seja qual for o desafio, seja em casa, na escola, no trabalho, faz as coisas melhor.

As repostas prontas:

Queremos buscar as repostas prontas, copiar e colar. Evitamos buscar a raiz dos problemas, atacamos sempre os sintomas. O famoso recurso ver e agir, muitas vezes funciona para coisas simples, mas para as mais complexas, dificilmente funciona.

Por exemplo, “tem dor de cabeça, toma analgésico (ataque ao sintoma). A dor de cabeça provavelmente vai voltar, pois não buscou a causa da dor de cabeça, que, por exemplo, pode ser a má alimentação, excesso de bebidas, stress, fadiga etc.”.

Esse raciocínio vale para empresa, no seu trabalho, pois todos os dias têm um problema a ser resolvido. Aliás, vários problemas, e o que fazer? Saber selecionar aqueles que são urgentes para resolver. Um de cada vez.

 O método:

É o menos utilizado. Sabia que usar o método é o primeiro passo para solução definitiva dos problemas?

O Pai do Método Cientifico e filosófico é René Descartes, Filosofo e Matemático Francês, foi o primeiro a defender o uso da razão para buscar respostas a um problema, ficando denominado com método Cartesiano, faz tempo isso, lá pelos idos de 1596.

Então, vamos lá, primeiro é preciso entender bem o sintoma do problema e dedicar-se a encontrar a causa (aqui você precisa de dados para analisar), em seguida buscar as soluções para evitar que a dor de cabeça se repita, e depois colocar em pratica as soluções e controlar a evolução do resultado. Isso é método, lógico que em cada problema, a cada fase do método, precisa-se aprender e colocar em pratica ferramentas, isso também pode e deve ser aprendido.

Aprender a entender, priorizar, analisar um problema é uma disciplina técnica, todos nós temos esse dom e podemos aprender sim.

Colocar em ação é uma disciplina de atitude, depende de coragem e vontade. Aqui muitos deixam a desejar, simplesmente planejam e não tomam as ações.

Seja você o empreendedor em sua vida, em seu negócio, em seu trabalho. Seja preparado para enfrentar os desafios. Lembre-se que aprender significa enfrentar os desafios, realizar a cada dia um pouquinho, disciplinadamente.

Faz sentido para você? Você já ouviu falar em métodos científicos de resolução de problemas?

 

Fale conosco, nós da Polo podemos te ajudar!

Clique >aqui< e entre em contato.