Polo - Soluções Gerenciais

Polo - Soluções Gerenciais

Líder foca na solução, não no problema.
Líder foca na solução, não no problema.

Achei bastante interessante um texto postado por Carlos Wizard, um empresário brasileiro, que começou do zero, uma estória de muita persistência e dedicação, em que construiu vários negócios gigantes e bem sucedidos, dentre eles a maior escola de idiomas do mundo que levou seu nome, uma verdadeira fonte de inspiração.

Por: Fernando Silva, baseado em Carlos Wizard*

Carlos Wizard conta que quando começou a empreender, observou certa vez que houve um acúmulo inesperado de pedidos, que causava grande atraso no setor de logística. Propôs, então, uma reunião para avaliar possíveis soluções. Nessa reunião, explica, que ficou chocado quando o encarregado da logística disse: “sugiro a contratação de um software para acompanhar o atraso de cada pedido. Dessa forma, o cliente saberá exatamente quanto tempo terá de esperar até receber o pedido.”

Então, inconformado com uma sugestão tão absurda, pois entendia que, enquanto estava 100% comprometido em acabar com o atraso dos pedidos, o encarregado propôs desenvolver um sistema para “controlar a própria incompetência.” Ou seja, ele estava focado em administrar o problema, e não resolvê-lo.

Conclui Wizard, mostrando que este exemplo o “faz lembrar de que no ambiente corporativo muitas vezes questionamos a ordem dos cubos, quando deveríamos questionar se precisamos ou não dos cubos. Por isso, arremata, lembre sempre: líderes focam na solução, não no problema.”

O que tudo isso quer dizer? Primeiro questionar, o processo é necessário? Se sim, o resultado do processo é adequado? Se não, qual é a causa? A solução está lá, na causa ou nas entradas do processo, não adianta consertar ou administrar as saídas, sai mais caro, e o problema continua lá.

Esse raciocínio, é justamente o que levamos aos nossos alunos na Polo, visto que temos como missão Formar Líderes Resolvedores de Problemas, isso gera impacto positivo à empresa e a carreira do profissional, pois o ato de focar na solução, passa pela validação da(s) causa(s) que impede(m) um resultado de ser atingido, leva-nos à disciplina de fazer as perguntas certas para achar as respostas certas.

 

*Fonte: Instagram @carloswizardmartins, 09/03/21, adaptado.