Polo - Soluções Gerenciais

Polo - Soluções Gerenciais

Auditar é Coisa Séria
Auditar é Coisa Séria

O AUDITOR BEM-PREPARADO

Realizar auditorias de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional é algo muito sério*

A auditoria interna é uma das melhores ferramentas para alimentar a direção e gestores da empresa sobre os rumos que estão sendo tomados em relação ao planejamento, execução, controle e ações referente aos objetivos e políticas da empresa desdobrados em elementos de um bom Sistema de Gestão.

Por Fernando Silva*

Logo, a auditoria realizada por um Auditor bem treinado e imparcial é capaz de ir além de interpretar as normas ISO, o profissional realmente entende o que significa cada requisito da norma para poder avaliar as práticas da empresa por meio de evidências e fazer constatações embasadas para seu relatório de observações da auditoria (de conformidade ou de não conformidade). Por isso, deve conhecer os princípios de planejamento e execução de auditoria preconizados pela NBR 19011 e dominar profundamente os requisitos das normas que irá utilizar como referência na sua auditoria, por exemplo, as normas NBR ISO 9001, 14001 e 45001, a fim de fazer um retrato fiel e imparcial da realidade do Sistema de Gestão à administração da empresa, que não podem perder tempo e tratar problemas inexistentes, quando um relatório de constatações não está bem feito.

Então, todo cuidado é pouco quando for elaborar seu relatório, evite inferências (pressupor algo que não é baseado em evidências objetivas), relate fatos que agreguem valor para a empresa. Lembre-se sempre que um bom relato de não conformidade, por exemplo, deve descrever o fato (o que foi constado), a evidência objetiva (prova do fato) e a referência normativa (o requisito da norma ou do documento que foi descumprido). Então, um bom auditor precisa ser treinado por um expert Lead Assessor.

Você sabia que para ministrar esse curso de formação de auditores a entidade e o instrutor devem ter qualificação e experiência vasta em Sistema de Gestão em diversos ramos de negócio e ter certificado de auditor Líder ou lead assessor acreditado internacionalmente válido?  Se a sua empresa ou você realiza um treinamento, e na auditoria de certificação, o auditor solicitar essas qualificações do seu instrutor e você não as apresentar, corre-se o risco de levar não conformidade?

Nós da Polo sabemos disso, não atingimos a liderança em certificações e formação de auditores por acaso. Seguimos os princípios de preconizados nas normas de certificação rigorosamente e prezamos muito para assegurar que sua formação cumpra os requisitos, por isso mantemos tutores que têm certificação de Lead Auditor internacional e experiência em auditorias que atuam ou já atuaram como gestores de Sistemas de gestão, e um grande diferencial de terem atuados como auditores de certificadora internacional, isso assegura credibilidade da sua certificação, além de, é claro, da expertise que é compartilhada, vinda da experiência em certificar centenas de empresas e de formar milhares de auditores, isso não tem preço!

Seja um auditor formado pela POLO, essa credibilidade conta muito na sua certificação.

 

*Fernando Silva,

é Diretor e fundador da Polo, também é responsável pela formação de auditores e auditorias de sistemas de gestão.  É Formado em Lead Auditor com treinamento registrado no IRCA pelo P-E Batalas do Reino Unido e pela BSI, da Inglaterra, já realizou centenas de auditorias de certificação por organismo certificador internacional. Também já preparou dezenas de empresas para certificação como consultor e conta com mais de 2000 auditores da Qualidade formados.