Polo - Soluções Gerenciais

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Como Superar expectativas? Os 3 pulos do Gato
Como Superar expectativas? Os 3 pulos do Gato

COMO SUPERAR EXPECTATIVAS?

DOMINE OS 3 PULOS DO GATO DA ALTA PERFORMANCE PESSOAL E PROFISSIONAL

Por: Fernando Silva, MBA Executivo Internacional pela FGV – Univ. da Califórnia-USA, Consultor e Fundador da Polo Soluções Gerenciais.

Em nosso dia a dia, na vida pessoal e profissional somos sempre avaliados e avaliamos as pessoas a nossa volta, a busca de superação de resultados é cotidiana, essa avaliação se dá especialmente em relação atendimento às expectativas que geramos ao assumir responsabilidades ou compromissos.  Quero compartilhar com você uma vivência sobre isso, e, espero que também possa te ajudar, chamo de “os 3 pulos do gato da alta performance pessoal e profissional”.

Há muitos anos, lá na década de 90 eu tive a “sorte” de ouvir e anotar essa lição quando assistia a uma palestra do Prof. Luiz Almeida Marins, isso mudou minha vida, minha forma de ver as coisas, de assumir e realizar as minhas responsabilidades, me ajudou também a crescer muito como pessoa e profissional. Dessa forma, levou um certo tempo para conseguir assimilar na prática e ter a disciplina de evoluir seguindo esse modelo, então posso dizer que sou um “case” de que essas dicas que vou compartilhar funciona.

Marins contava que foi feita uma grande pesquisa, buscando a resposta sobre a pergunta:

EXISTE UMA ÚNICA E UNIVERSAL MANEIRA PELA QUAL TODAS AS PESSOAS SÃO AVALIADAS E AVALIAM SEUS PARES?

Segundo o professor, se chegou à conclusão de que não existe uma maneira universal e única, mas que havia três elementos chave para todas as pessoas serem avaliadas e também avaliar pelos mesmos critérios, ou seja, um líder pode avaliar seu subordinado, o subordinado avalia o líder, um pai ou mãe avalia um filho, um amigo avalia o amigo, um professor e aluno e vice versa e, por aí vai.

Essa sondagem levou a um tripé, e, se faltar um dos elementos a pessoa não tem uma avaliação positiva, e, ao se cumprir integralmente esses três elementos a avaliação é positiva:

  1. Comprometimento
  2. Atenção aos detalhes
  3. Follow-up e feedback

O que isso quer dizer?

No dia a dia, assumimos compromissos e responsabilidades, seja em casa, no trabalho, com amigos, e assim, geramos expectativas ao assumirmos tais compromissos.

Por mais simples que possa parecer esses três critérios, são um enorme diferencial em nosso desempenho.  Todos nós podemos avaliar e sermos avaliados com esses critérios, e o conjunto deles nos dará um resultado se somos bem ou mal avaliados, vejamos:

1) O Comprometimento

Comprometimento é a nossa capacidade de assumir e cumprir os compromissos. Um Exemplo extremo de comprometimento é quando vemos um soldado, que é capaz de dar a sua vida pela pátria.

Se refletirmos um pouco, lembrando o que o Pai da Excelência Tom Peters disse: “ o estado da arte da excelência é prometer e entregar o que foi prometido, da forma como foi combinado”.

Então é verdade, quando falhamos em nossos compromissos, com nós mesmos ou com outras pessoas, de fato a nossa avaliação passa a ser negativa. Portanto, se levarmos isso para nossa vida pessoal e profissional, quantas coisas podemos realizar se tivermos foco em fazer o que planejamos, e poder ir além disso? A resposta é simples, ao realizamos o que prometemos, crescemos mais e, então podemos colocar a cabeça no travesseiro a noite e dizer, fechei o dia, estou satisfeito!

2) A Atenção aos detalhes

Ter atenção aos detalhes, significa fazer as coisas com “esmero”, dedicação e cuidado, evitando qualquer falha, corrigindo eventuais problemas de imediato.

Marins citou como exemplo, achei espetacular e vou replicar aqui, que é sobre um jantar, o professor comentava que “você convida uma pessoa que você ama para um jantar especial, leva-a para um lugar fantástico, para comer um “congro rosa” (peixe maravilhoso de águas geladas, muito comum no Chile), com um belo vinho. Até ai tudo certo, acontece que na hora de servir o vinho, o garçom serve num copo descartável, e para completar, a mesa está forrada com uma toalha plástica (aquela que você ao levantar o braço, ela se levanta junto)… O peixe poderia estar delicioso, mas…”. Você já deve ter pensado aí que este detalhe acabou com encanto do jantar, não é?

Então, na nossa vida pessoal quando deixamos de dar atenção aos detalhes, por exemplo, esquecemos de olhar para nossos filhos e dar-lhes cuidado, acompanhar seu aprendizado no colégio, ouvi-los, saber com quem anda…ah, e aquele maridão distraído que esquece do aniversário da esposa (e vice-versa). Dessa forma, pessoalmente, podemos nos autoavaliar. Sabe aquele curso que começamos, não fizemos os exercícios sugeridos pelo professor, não entregamos aquele projeto, aquela aula que faltamos e não fizemos a revisão, isso vai fazer falta, ao refletirmos sobre isso, nós nos avaliamos negativamente.

E na vida profissional, aqui o “bicho pega”, pois somos avaliados diariamente pelos detalhes, muito além dos resultados, sabe aquela tarefa que ficamos de fazer e a deixamos incompleta, fizemos de forma descuidada? Isso pega muito mal e seu líder ou o cliente (quando chega no cliente é fatal) não “avisa”, as coisas só vão piorando.

Enfim, fazer as coisas bem-feitas com esmero e máximo cuidado aquilo que comprometemos, tomar a iniciativa, antecipar e resolver os problemas, diria que a atenção aos detalhes é aquela entrega de 1% a mais, é a cereja do bolo, ou capricho nos pequenos detalhes. Fazer isso pode nos deixar também com avaliação muito positiva, além de dar um alívio na consciência.

3) O Follow-up e feedback

Traduzindo livremente o termo do inglês, significa dar acompanhamento ou continuidade e retorno ou retroalimentação sobre o que nos comprometemos a fazer. “É a entrega do que foi prometido, no tempo certo, do jeito certo (com o compromisso e a atenção aos detalhes).”

Esse ponto é também fatal na avaliação final, por exemplo, no campo profissional, sabe aquela pergunta que alguém faz, olha, como está indo aquela tarefa ou aquele projeto? E pessoa responde: qual mesmo, era para hoje? E alguns até respondem, ainda nem comecei, e daí se vem aquelas justificativas e até desculpas, isso gera uma frustração grande com as pessoas em relação às expectativas.

Os norte-americanos, os ingleses e alemães, conto mais pela minha vivência profissional com eles, de forma geral, não toleram essas respostas, eles esperam nem precisar perguntar como está o andamento de alguma tarefa ou projeto, pois já estão acostumados, que durante a execução recebem retorno sobre o andamento e ao chegar no prazo acertado, recebem o retorno daquilo que foi compromissado.

Concluindo, ao assumir um compromisso, seja um trabalho, um cargo novo ou projeto, até mesmo um no campo pessoal, avalie sobre a possiblidade de cumprir integralmente o que vai se comprometer, caso não possa, diga não, antes de assumir (muito cuidado nessa hora, pois declinar de oportunidades pode inviabilizar seu crescimento). Entretanto, se der o seu sim, procure fazer o seu melhor, tenha atenção aos detalhes, busque ir além e cuide da entrega, isso faz diferença.  Evite sempre a famosa procrastinação ou aquele hábito de deixar para depois, é uma grande armadilha, pois os compromissos vão se acumulando. Pense nisso!

Uma dica top para quem aceita esse desafio de aumentar o nível da sua avaliação: faça sua autoavaliação, pergunte-se, de fato estou seguindo este tripé nos meus compromissos?  Estou cumprindo integralmente o compromisso que assumi? Estou cuidando com esmero de dar atenção aos detalhes? Estou continuamente dando seguimento e retorno nos prazos e entregas prometidas?  A respostas obtidas vão te ajudar a colocar em ação um processo de melhoria pessoal e profissional, isso é uma disciplina da vontade. Tenha certeza que você vai crescer ainda mais pessoal e profissionalmente.

E, por fim, uma dica para quem é líder, desenvolva isso com a sua equipe, vai te ajudar muito!

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