Polo - Soluções Gerenciais

Polo - Soluções Gerenciais

Origem do Lean Six Sigma
Origem do Lean Six Sigma

O Lean Seis Sigma é, então, a junção das metodologias Lean Manufacturing e Seis Sigma.

O termo surgiu para a fim de melhorar os resultados da empresa por meio da redução da variabilidade nos seus processos e, por meio da eliminação dos desperdícios e de atividades que não agregam valor, reduzir custos.

Em 1980 foi criado o conceito de Seis Sigma, um dos principais ao falarmos em otimização. A metodologia Seis Sigma foi criada na Motorola, com a iniciativa liderada por Jack Welch, em um contexto onde analisar a qualidade no processo de criação de um produto e no próprio produto em si já era importante.

Apesar de sua consolidação ter se dado nessa época, a ideia fundamental por trás do Seis Sigma (que é a utilização de técnicas estatísticas para melhorar processos, daí o símbolo Sigma minúsculo, que sinaliza o conceito de Desvio Padrão) foi desenvolvida na década de 30, por Walter A. Shewhart.

Na época, Shewhart trabalhava como estatístico e começou a usar a distribuição normal para prever o comportamento de seus processos, buscando conhecer a probabilidade de uma de suas máquinas apresentar uma descalibração. Como esforço para completar essa missão, ele desenvolveu o que hoje chamamos de Gráficos de Controle ou, mais popularmente, Controle Estatístico de Processos.

Aprenda mais sobre o Lean Six Sigma na Polo, fale conosco!